- Comece cedo:
- Inicie a higiene oral assim que os primeiros dentes de leite (dentes decíduos) aparecerem, geralmente por volta dos 6 meses de idade.
- Escovação regular:
- Use uma escova de dentes infantil de cerdas macias e uma quantidade de pasta de dente com flúor equivalente ao tamanho de um grão de arroz para bebês e uma quantidade do tamanho de um grão de ervilha para crianças maiores.
- Escove os dentes da criança suavemente, de manhã e à noite.
- Supervisão:
- Supervisione a escovação das crianças até que elas tenham habilidade suficiente para escovar sozinhas, o que geralmente ocorre por volta dos 6 anos de idade.
- Alimentação saudável:
- Evite alimentos e bebidas açucarados, especialmente entre as refeições.
- Estimule uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas magras e cálcio, que são importantes para a saúde bucal.
- Evite mamadeira noturna:
- Não permita que a criança adormeça com uma mamadeira contendo leite, suco ou outra bebida açucarada, pois isso pode causar cáries.
- Limitação do uso de chupeta e dedo na boca:
- O uso prolongado de chupetas ou chupar o dedo pode afetar o desenvolvimento dos dentes. Consulte um odontopediatra para orientações.
- Consultas ao dentista:
- Leve seu filho ao dentista infantil regularmente, idealmente a partir do primeiro ano de idade.
- O odontopediatra pode realizar exames odontológicos, aplicar selantes e fornecer orientações sobre cuidados bucais específicos para a criança.
- Aplicação de selantes dentários:
- Os selantes podem ser aplicados nos dentes posteriores para protegê-los contra cáries. Eles são especialmente úteis em crianças.
- Ensine a importância da higiene bucal:
- Eduque as crianças sobre a importância de cuidar dos dentes e da boca. Use métodos lúdicos para tornar a escovação e o uso do fio dental mais divertidos.
- Crie uma rotina:
- Estabeleça uma rotina consistente de cuidados bucais para as crianças, para que isso se torne um hábito natural.